LOJA 1

Av. Gal. Carneiro, 377 - Sorocaba/SP

      (15) 2102.0000       (15) 99133.0168

LOJA 2

Av. Ipanema, 550 - Sorocaba/SP

      (15) 3234.3933       (15) 99657.8984

Conheça dicas para cuidar bem de seu carro e evitar dores de cabeça.

 

Adquirir um carro é uma responsabilidade muito maior do que se imagina. Mais do que cuidar de sua aparência externa e arcar com as contas mensais e anuais relacionadas à máquina, também é preciso levar em conta toda a área interna do veículo, que envolve muitos detalhes e itens essenciais para o seu bom funcionamento e desempenho. Pensando nisso, a melhor forma de deixar seu carro em dia é por meio das revisões e manutenções, que devem ser realizadas de tempos em tempos para que possíveis problemas sejam detectados e resolvidos o quanto antes.

 

Muitos pensam que as manutenções automotivas devem ser realizadas apenas para viagens longas ou quando o carro apresenta algum problema. Mas, na verdade, além disso, elas devem ser solicitadas também para carros que fazem trajetos menores (dentro da cidade) e de acordo com os prazos estipulados pela concessionária ou fabricante da máquina.

 

Mesmo que, aparentemente, nada pareça estar errado ou em mau funcionamento. Isso porque as revisões ajudam a prevenir possíveis erros no carro, ou até problemas imperceptíveis, que não podem ser observados ou ouvidos. Para completar, é sempre importante ressaltar que um carro bem cuidado é um carro valorizado. Por isso, no momento de revenda, o preço do seu carro passará, consequentemente, pelas manutenções que você realizou nele. Um Uno usado, por exemplo, apresentará um valor melhor de mercado se estiver com sua parte interna em dia.

 

Cuidados na hora da revisão do carro

Agora que você já entendeu porque a manutenção para o carro é tão importante e pode ajudá-lo em muitos quesitos, lhe perguntamos: você sabe o que deve ser revisado no seu automóvel? Pois bem, separamos quais são as partes essenciais que devem ser analisadas no momento da avaliação da sua máquina. Assim, você pode acompanhar melhor e ficar por dentro do que acontece com seu automóvel!

 

Óleo de motor e filtros: ambos os elementos são fundamentais para o bem estar do motor, pois o mantém lubrificado, limpo e livre de impurezas que podem desgastar ou corroer suas peças. É recomendado que a troca desses itens seja realizada a cada 10mil quilômetros rodados. Porém, tudo dependerá de como o seu carro tem se comportado quando está movimento. Fique atento. É possível checar os níveis de óleo em casa, inclusive. É só retirar a vareta, limpá-la e inseri-la novamente. Depois, tire e verifique se o líquido está entre as marcas mínima e máxima. Se, sim, está tudo ok!

 

Velas de ignição: se esses itens não estiverem em dia, o carro pode sofrer com três terríveis sintomas: perda de potência, aumento do consumo de combustível e falhas no funcionamento do motor. Portanto, se o seu carro apresenta alguma dessas características, o problema pode estar nas velas. Revise!

 

Freios: na maioria dos casos, o sistema de freios deve ser checado a cada 10mil quilômetros rodados ou a cada 2 anos, mas isso depende das especificações dos fabricantes de cada veículo. Atenção especial para o fluido de freio, responsável pela frenagem plena do carro, pois ele pode absorver água, que pode evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema. O que pode prejudicar a funcionamento dos freios.

 

Alinhamento e balanceamento: o carro está puxando para um lado de forma involuntária? Ou parece estar com a direção esquisita, como se você não tivesse controle total da máquina? Pois bem, para corrigir esses problemas e evitar acidentes, uma boa revisão no alinhamento e no balanceamento do veículo é a solução.

 

Correia dentada: quanto mais antiga é a peça, maior é a chance de ela se romper e causar fundição no motor. E esse risco, certamente, não vale a pena correr. É necessário trocar o item a cada 30mil ou 50mil quilômetros rodados, dependendo do modelo do veículo.

 

Cárter: outra peça essencial do motor do carro, o cárter é um recipiente metálico que protege e garante a lubrificação de alguns mecanismos. Em carros que apresentam alta rodagem (acima de 70mil quilômetros), é recomendado abrir a peça e fazer uma limpeza. Por isso, não o ignore durante a revisão se o seu carro se encaixa nesse cenário. Um Onix com esses números, por exemplo, precisaria de um novo cárter.

 

Água do radiador: seguindo exemplo do óleo de motor, o nível da água do radiador pode ser checado em casa. Com o motor frio e um local plano, verifique se a quantidade de água está entre as marcas mínima e máxima do reservatório. Se sim, ótimo. Se não, complete. E não se esqueça de que o líquido de arrefecimento está diretamente conectado a essa área e também precisa de atenção especial.

 

Sistema de arrefecimento: caso você não saiba, o veículo possui uma temperatura adequada para funcionar bem, que é de 90° Celsius. O encarregado de fazer isso acontecer é o sistema de arrefecimento, que evita que o motor superaqueça e derreta peças.

 

Suspensão: assim como os freios e o óleo do motor, a suspensão do carro também precisa ser revisada a cada 10 mil quilômetros rodados. Geometria, balanceamento, molas, buchas e batentes devem ser considerados durante o processo para que o carro permaneça macio e não puxe para nenhum lado. Dessa forma, a segurança na estrada e dentro da cidade é mais garantida.

 

Manutenção não é brincadeira!

Mais do que manter um carro em ótimo estado e funcionando com o melhor desempenho possível, a manutenção é responsável por oferecer segurança ao veículo e a quem dirige. Quanto mais rápido detectamos problemas em nossos carros, mais seguros estamos para nos aventurarmos com a máquina de quatro rodas tanto em estradas quanto dentro de cidades, pois a chance de algo falhar ou estragar diminui consideravelmente.

 

Além disso, um carro bem revisado é menos propenso a sofrer com acidentes. Ou seja, os demais motoristas a sua volta também estarão mais seguros. Dessa forma, o trânsito se torna um lugar mais tranquilo e menos arriscado para todos. Por isso, caso vá comprar um carro, pergunte por manutenções e realize-as caso seja necessário.

 

Curtiu as informações? As achou úteis? Então, compartilhe-as e leve-as à frente em suas redes sociais para que outras pessoas possam fazer a manutenção de seus carros de forma preventiva!

CONHEÇA AS VANTAGENS DE UMA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA PREVENTIVA

Por Cordeiro Pneus

Publicada em 01/03/2019

VOLTAR

<

SIGA A CORDEIRO NAS REDES SOCIAIS

© 2018 Copyright Cordeiro Pneus

AGENCIAZIP